quarta-feira, 25 de março de 2015

Palavrão: Histerossalpingografia

Oi Fofas!
Tudo bem?
Eu estou meio sumida porque estou de atestado, sem trabalhar porque estou com conjuntivite.

Mas hoje vim falar sobre o exame que vou fazer na sexta. O médico do SUS que pediu, aí antes de marcar o exame fiquei procurando na Internet sobre isso, e claro, me assustei muito porque 80% das mulheres que fizeram sentiram muita dor.

Para informação: 

 O que é a histerossalpingografia

A histerossalpingografia é um exame de radiografia usando-se contraste, para verificar as condições anatômicas dos órgãos reprodutores femininos: útero e tubas. Ele é feito no Brasil desde a década de 1960. 

Quando a histerossalpingografia é necessária

A histerossalpingografia é um exame normalmente realizado para verificar se há alguma anomalia no útero ou nas trompas de pacientes que apresentam dificuldade para engravidar, mas também pode ser feito para investigação de outros problemas ginecológicos ligados à anatomia do útero e das trompas. Se a anatomia estiver muito alterada, poderá haverá haver problemas para conseguir ter um bebê. 

Como é feita a histerossalpingografia

A histerossalpingografia é feita em um aparelho de raio-X associado ao uso de contraste. O contraste, normalmente composto por iodo, é pelo colo do útero por meio de um cateter, com a paciente em posição ginecológica, ou seja, deitada e com os joelhos dobrados. Há um balão na ponta deste cateter que é inflado dentro do útero para fixação da sonda, então o contraste é injetado. O raio-X não atravessa o contraste, e assim é possível ver a anatomia do útero e das tubas uterinas durante o exame. É comum que ao longo do exame, o médico peça para a paciente modificar sua posição, o que ajuda a distribuir melhor o contraste, fornecendo mais informações. 


Muitos dizem que a histerossalpingografia é desconfortável, mas tudo depende das condições e do material utilizado para a realização do exame. Existem sondas metálicas, com maior calibre, que tornam o procedimento mais desconfortável. Mas em locais que usam sondas feitas de material flexível e pequeno calibre, trazidas ao Brasil em 1994, o exame acaba sendo mais confortável. 


Durante a introdução do contraste, é comum a paciente sentir uma cólica leve, como uma cólica menstrual, que desaparece logo após o término do exame. O procedimento tem duração de 30 minutos, porém o desconforto dura entre seis e sete minutos. Raramente o exame precisa ser repetido, a não ser em situações específicas, como por exemplo, quando a paciente é submetida a um procedimento cirúrgico que modifica a anatomia do útero. 


Pré-requisitos para fazer o exame

A histerossalpingografia precisa ser feita em uma período específico do ciclo menstrual: entre os dias seis e doze do ciclo - ficando entre o final da menstruação e pouco antes da ovulação. Antes de o exame ser realizado, pode ser necessária a limpeza do intestino, usando laxantes no dia anterior, para que os gases e fezes na região pélvica não atrapalhem na visualização do resultado. 

Normalmente medicamentos anti-inflamatórios ou antiespasmódicos são utilizados alguns minutos antes do exame, para evitar espasmos e desconfortos. Por isso, o melhor é não fazer uso de outros medicamentos, a não ser que o médico tenha recomendado. É necessário que a paciente também esvazie a bexiga antes de começar o exame. 



O que significa o resultado do exame?

A histerossalpingografia é um exame de imagem e através dele o médico avaliará como estão as condições e o formato do útero e das tubas da paciente, além de perceber se há algo obstruindo o caminho das trompas. 

Resultados normais

Histerossalpingografia normal

O médico ginecologista é a melhor pessoa para analisar o exame de histerossalpingografia, que por ser de imagens, pode ter várias interpretações. Mas um resultado normal seria o útero forme um desenho quase triangular, com três pontas bem pelo contraste definidas e que as bordas não estejam embaçadas ou indefinidas. Já as trompas devem ser bem finas, formando leves ondulações que não fiquem totalmente próximas ao útero e com um contraste menos definido, parecendo que está se espalhando. 


O que significam resultados anormais?

Histerossalpingografia com tuba obstruída

A histerossalpingografia detecta alguns tipos de doenças e anormalidades uterinas e tubárias que podem justificar alterações da saúde da mulher e também sua fertilidade. 

Entre os problemas uterinos temos fatores como pólipo endometrial, mioma, sinéquia, adenomiose e anomalias congênitas, como um septo na vagina. Já os problemas tubários podem ser decorrentes de processo aderencial pélvico causado pela endometriose ou por doença inflamatória pélvica, hidrossalpinge (acúmulo de água na tuba) e obstrução tubária, entre outros. 




E então meninas, alguma de vocês já fez esse exame? 
Vou fazer na sexta estou morrendo de medo...
Beijossss


7 comentários:

  1. Fê eu fiz, até tem um post no blog relatando tudinho, mas pra mim foi tranquilo não senti aquela dor não, apenas uma cólica! Fica em paz vai dar td certo!

    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Eu já fiz e graças a Deus foi super tranquilo, no meu canal do youtube tem um vídeo meu contanto como foi!
    Deus abençoe que ocorra tudo bem e que o resultado seja excelente!

    ResponderExcluir
  3. Fê, só conheço esse exame por causa dos milhões de relatos que já li. Como você mesma viu, é possível que ele seja feito apenas com um pequeno desconforto. Pergunta ao laboratório se eles usam contraste aquecido (disseram que ajuda tb a evitar o desconforto). Coragem! E pensamento positivo sempre. ;)

    ResponderExcluir
  4. Fe eu tb já fiz esse exame não tive dor nenhuma... Só um desconforto na hora do contraste...depois nem cólicas eu tive.... E na mesma hora o médico me disse que estava tudo normal... Boa sorte no exame....bjs

    ResponderExcluir
  5. Fe eu tb já fiz esse exame não tive dor nenhuma... Só um desconforto na hora do contraste...depois nem cólicas eu tive.... E na mesma hora o médico me disse que estava tudo normal... Boa sorte no exame....bjs

    ResponderExcluir
  6. Fê, eu fiz. A dor que senti foi totalmente suportável! E olha que fiz a um tempão atrás quando se pinçava o colo do útero e se introduzia contraste frio em cânulas de metal. Hoje em dia, são raros os relatos de dores nesse tipo de exame. A maioria dos laboratórios usam técnicas bem mais modernas. Espero que a sua seja tão tranquila quanto todos os relatos acima. Beijão!!!!

    ResponderExcluir
  7. Estou com o pedido mas não acho onde fazer por aqui...Espero que tenha sido tranquilo o seu exame. Volta pra contar como foi!

    Beijos

    http://projetonossobebe.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir